Informações essenciais sobre terraceamento

13/10/2011 00:39

Tratamos na reunião de hoje sobre qual seria o tipo ideal de terraceamento, tendo em vista os tipos de solos e vegetação que temos. Este artigo do aluno Jorge Pavam Neto, da UNIFEV (Centro Universitário de Votuporanga) nos orientou a respeito de muitas coisas, inclusive sobre o terraceamento:

"Outra prática bastante eficaz no controle da erosão é o terraceamento. Dá-se o nome de terraço, em conservação do solo, a uma prática mecânica de controle à erosão. O terraço é formado por um canal (valeta) e um camalhão (monte de terra) feitos em nível, com o objetivo principal de controlar a erosão. (GALETI, 1984, p.109). Esses terraços são construídos no sentido transversal à inclinação do terreno, o que permite controlar as enxurradas, forçando-as a se infiltrarem no terreno. A distância entre um terraço e outro varia bastante. Para solos mais argilosos, a distância é maior, para solos mais arenosos, a distancia é menor. Isso porque os solos argilosos são mais resistentes à erosão. A distância varia também devido à declividade do terreno, quanto mais inclinado, mais perto uns dos outros devem ser construídos.

Deve-se tomar muito cuidado na construção dos terraços, pois um sistema de terraços mal planejado pode causar mais estragos que benefícios, pois se um camalhão se romper, o mesmo acontecerá com todos os outros abaixo, pois não suportarão o volume da água, causando assim muitos sulcos e erosão."

https://www.unifev.edu.br/graduacao/erosao_e_conservacao_do_solo_na_regiao_de_jales-27-artigo.html