Aproveitamento da água da chuva

12/10/2011 01:20

Pensamos bastante sobre o reaproveito das águas pluviométricas para o projeto. Uma das possibilidades é que, em cada casa, houvesse uma calha no telhado, levando essa água para um filtro. Os resíduos seriam destinados ao esgoto, por exemplo, enquanto a água filtrada fosse para um depósito. Agora, vamos aos dados estatísticos: 

O indíce pluviométrico anual de Salvador, por exemplo, é de 2021mm. Para se ter uma ideia, supomos uma casa com um habitante e que esta água seja aproveitada para  descarga do vaso sanitário, que usa um volume de água de aproximadamente 1200 litros/mês/pessoa.

Considerando um período de estiagem de 15 dias, pegamos o valor acima (que será a quantidade gastada por mês) e dividimos por 2 (equivalente a 15 dias), tendo o volume ideal de uma cisterna. Assim, é preciso checar se o volume de captação é suficiente para este uso.

A capacidade de captação mensal deverá ser o dobro do volume achado para a cisterna: 1200 litros = 1,3m³. Então o dimensionamento da cisterna deverá ser de aproximadamente 0,65m³. Então: indice pluviométrico de Salvador: 2021mm/ano, área do telhado hipotética: 200m², captação anual de chuva na cidade: 216 m³ ou 18 m³/mensal, que é mais que o dobro da cisterna.

Se a capacidade de captação mensal não for o dobro do volume da cisterna, o sistema perderá eficiência.

https://www.acquasave.com.br/acqua/